FAUNA DA CIDADE DE EQUADOR


    A fauna da nossa região é composta de diversos animais silvestres de pequeno porte como mamíferos, aves, répteis, anfíbios, entre outros e são de suma importância na disseminação de sementes e no equilíbrio ambiental da caatinga. Muitos animais são caçados e reduziram drasticamente sua população e outros sofreram muito com a secas prologadas, migrando para outros locais onde tem mais água e alimentos.

    Entre os animais que compõem a nossa fauna, podemos citar os nomes populares dos mais conhecidos:

Mamíferos - Preá, Mocó, Gato Maracajá, Raposa, Ticaca, gato sussuarana, Guaxinim, Timbu, Furão, Tamanduá, Tatupeba, Rato do Mato, Punaré, Sagui.

Aves- Concriz, Xexéu de bananeira, Craúna, Rolinha, Gaturão, Ave de arribaçã, Juriti, Asa Branca, Acauã, Carcará, Mãe da Lua, Corujas, Codorniz, Lambu, Periquito, Papagaio, Seriema, Jacu, Azulão, Golado, Canário, Sibite, Bem-te-vi, Anum preto e branco, Sanhaçu, Urubu, Gavião, entre outros.

Répteis- Cascavel, Jararaca, Salamanta, Surucucu, Cobra de cipó, Caninana, Cobra Coral, Cobra de duas cabeças, Cobra de leite, Cágado, Lagartixa, Calango, Teju ou Tejuaçu, etc.

Insetos- Abelhas italiana, Jandaíra, jati, Tubiba e Arapuá, Borboletas, Joaninhas, Lagartas, vespas, Marimbondos, Mosquitos, Esperança, Mané Mago, entre outros

Anfíbios- Sapo, Rã, Perereca, Gia, Salamandras, etc.

Aracnídeos-aranhas, Aranha caranguejeira, etc.

    As espécies da Caatinga somam mais de 4.230. A biodiversidade da Caatinga, no entanto, é a menos conhecida no um mundo. Levantamentos sobre a fauna do domínio da Caatinga revelam a existência de 41 espécies de lagartos, 7 espécies de anfibenídeos (espécies de lagartos sem pés), 45 espécies de serpentes, 4 de quelônios, uma de Crocodylia, 44 anfíbios anuros e uma de Gymnophiona.


Fontes:

CAATINGA - FLORA E FAUNA DO BIOMA CAATINGA - Klima Naturali™

acesso em 26/03/2023

SOS Caatinga - Animais morrendo de fome e sede | (oasisnosertao.org.br)

Acesso em 26/03/2023



Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DE DEDÉ BATISTA NO MUNICÍPIO DE EQUADOR/RN

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE EQUADOR-Escrito pela professora: Maria Zélia Batista Guedes, escrito em 1978/1979 e publicado em 1981.

CRÔNICA:O CHIAR DE UMA PANELA...-POR THAÍSES DUTRA