MULHERES QUE FIZERAM HISTÓRIA EM EQUADOR-RN - JOSEFA ARLÍ

 Mulheres que fizeram História no Legislativo de Equador.


Arli vem do Latim e significa RAINHA.

Em Equador/RN, mais precisamente no dia 05/09/1956, nascia mais uma rainha Arli, dessa vez Josefa Arli de Azevedo Silva, filha de Francisco José Dantas e Santina Gomes de Azevedo e a partir daí, essa mulher guerreira deu início a sua brilhante trajetória de vida.

Seguindo sua caminhada, veio o período infância/adolescência em uma cidade do interior onde as dificuldades pairavam. Mas Arli não se curvou diante desses percalços que a vida oferece. Contrariando as exigências das dificuldades, ela viveu sua adolescência na certeza de conseguir se destacar entre tantas outras pessoas da mesma idade. Foi também uma época boa para se experimentar as delícias da vida, de viver e poder usufruir as fases saudáveis de uma jovem que vive no interior. Ela nunca se sentiu presa a nada. Arli foi aquela adolescente que pensava grande e não se sentia amarrada pela tradição ou por rótulos que a fizessem desistir de algum sonho ou luta. Ela fez o que foi necessário para se sentir bem consigo e vitoriosa com seus propósitos.

Como profissional trabalhou por 35 anos, exercendo a função de técnica em enfermagem e atuando como parteira nas atribuições de assistir às gestantes durante o parto natural, seja em domicílio, maternidades públicas e até em casas de parto. É função da parteira também prestar cuidados à parturiente, à puérpera e ao recém-nascido. Essa é Arli, mulher que nasceu para cuidar e servir, e serviu ao povo de Equador, indo além de suas obrigações... Certamente muitos lembrarão: quando algum equadorense morria, em um tempo onde não existia assistência funerária,  dona Arli era aquela que chegava junto a família para dar total assistência, organizando tudo e ficando como ombro amigo para as pessoas consternadas.  Durante sua vida profissional, ela trabalhou no Hospital e Maternidade Marina Bezerra, no município de Equador e no Hospital Estadual Mariano Coelho, na cidade de Currais Novos. Contribuindo durante tantos anos, trazendo vidas à terra, Arli se aposenta como parteira, mas sua vida não para!

Trazer crianças ao mundo de forma segura e saudável, tanto para elas quanto para suas mães, era a grande preocupação dessa profissional. Sabendo da necessidade de um acolhimento seguro e de boa qualidade, Arli entrou para a vida pública, na cidade de Equador/RN. Foi vereadora por dois mandatos, diretora do hospital da rede municipal, durante dois anos e secretária municipal de Saúde; Esse foi um grande e importante indicador na qualidade de luta na saúde pública ofertada para as pessoas em seu município.

Foram anos de luta e dedicação por uma causa. Arli foi incansável em seu propósito. Lutou, cumpriu sua missão corajosa e hoje consegue dizer que tudo valeu a pena. Arli é casada com José Geraldo da Silva, mãe de três filhos: Jardel Azevedo, Jardênia Azevedo e José Geraldo Júnior, avó de seis netos, Arli divide sua vida cuidando da família e preservando a natureza, em sua chácara.

Para Arli, não se pode saber o que acontecerá amanhã, mas diariamente ela diz ter a oportunidade de ao anoitecer agradecer por mais um dia de luta; descansar e acreditar que no novo amanhecer estará disposta a lutar novamente em busca da vitória.

 Em suas experiências, a ex-vereadora diz que seu bem mais precioso é a fé que devota ao Senhor Jesus Cristo.

"Sinto-me realizada. Deus e minha família são tudo para mim, e pela Graça do Senhor, irei caminhar confiante, até o dia que serei recebida por ELE; tendo cumprido da melhor maneira, minha missão por aqui".  


Texto Edione Oliveira e Jardel Azevedo


Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DE DEDÉ BATISTA NO MUNICÍPIO DE EQUADOR/RN

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE EQUADOR-Escrito pela professora: Maria Zélia Batista Guedes, escrito em 1978/1979 e publicado em 1981.

CRÔNICA:O CHIAR DE UMA PANELA...-POR THAÍSES DUTRA