MULHERES QUE FIZERAM HISTÓRIA NA NOSSA CIDADE-Biografia de Eliza Gomes da Costa Dantas

 





Eliza
 Gomes da Costa Dantas, filha do casal José Primo Filho e Rita Maria da Costa, nasceu no dia 11 de setembro de 1948 no sítio Serra Redonda município de Equador. No dia 26 de novembro de 1965 casou-se com José Azevedo Dantas na igreja Matriz de São Sebastião, tendo como celebrante o Padre José Galvão. Desta união tiveram nove filhos: Valmir Dantas da Costa, Vilma Dantas de Azevedo (falecida recém nascida), Maria de Fátima Azevedo, Maria do Socorro Azevedo, Edivanaldo Dantas da Costa, José Júnior Dantas, Maria Adriana Azevedo, Lenildo Dantas Azevedo e Andréa Régia Azevedo. Conhecida publicamente como Eliza de Zé Primo ou Eliza de Zé Azevedo, dedicou grande parte de sua vida a agricultura e criação dos oito filhos.
Exerceu no município de Equador a função de professora do MOBRAL, se dedicou as atividades religiosas, sendo muito devota de Nossa Senhora, realizou muitas novenas em homenagem à santa nas localidades rurais e em casa de amigas.
Nos anos 80 dedicou-se ao lado dos filhos e marido as atividades de um bar muito frequentado na cidade sendo sempre muito solidária e acolhedora com os mais necessitados.
No ano de 1992, à (convite) do então candidato de oposição, Francisco Grangeiro Diniz, Candidatou-se ao cargo de vereadora obtendo na (época) 87 votos, empatando com o também candidato Arnor Batista e sendo eleita pelo critério desempate por ser mais velha.
Em 1996 foi eleita novamente e em seguida passou a apoiar o então prefeito eleito doutor Vanildo Fernandes Bezerra.
No ano 2000 obteve novamente a vitória para exercer mais um mandato de vereadora, sendo escolhida também pelos seus pares como presidente da câmara. Durante sua administração fez uma ampla reforma no atual prédio da casa legislativa José Batista de Oliveira. Neste mesmo mandato ainda ocupou a vice-presidência ao lado de Josimar Antônio de Souza.
Em 2004 exerceu seu 4.º e último mandato, sendo considerada a “vereadora do povo”, por causa do seu incansável trabalho social e de assistência aos mais carentes.
Em 2008 perdeu a eleição e em 2009 foi nomeada pelo prefeito Doutor Vanildo Fernandes Bezerra que a incumbiu da função de secretária de agricultura. No ano de 2012, candidatou-se ao cargo de vice-prefeita ao lado de Sebastião Carlos Dérick e foram derrotados por 75 votos.
Hoje aposentada, dedica-se a família, igreja, aos trabalhos de costura, artesanato e agricultura.

Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DE DEDÉ BATISTA NO MUNICÍPIO DE EQUADOR/RN

CRÔNICA:O CHIAR DE UMA PANELA...-POR THAÍSES DUTRA

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE EQUADOR-Escrito pela professora: Maria Zélia Batista Guedes, escrito em 1978/1979 e publicado em 1981.