LENDA URBANA DE EQUADOR: O JUAZEIRO DAS ALMAS




 Todo nordestino que se preze conhece o juazeiro, uma planta frondosa que se mantém verde durante todo ano representando a força, coragem e resistência do povo do nosso sertão.

O juazeiro do Equador-RN tem uma importância muito simbólica para o nosso povo e o principal motivo é ter servido de abrigo para os corpos das pessoas carentes da zona rural que eram trazidos em redes e aguardavam na sobra desta planta pela chegada de um caixão (urna) comunitário.
Funcionava assim: no cemitério tinha uma pequena capela que abrigava dois caixões comunitários da prefeitura, pois, a cidade não tinha casa funerária e a quantidade de moradores na zona rural era muito grande. Outro fato interessante sobre esta área é que foram sepultados muitos anjos naquele sítio, pois, neste tempo os chamados “pagãos” não podiam ser enterrados no cemitério cristão e era um tempo de muita mortalidade infantil.
A fama de juazeiro das almas se deve por servir de abrigo para estes corpos e do relato de alguns antigos moradores que diziam que naquele lugar sempre era possível ver na calada da noite, espíritos vagantes a espera do seu caixão.
Sugiro aos futuros governantes que construam uma praça memorial e exatamente no local onde existia o antigo juazeiro, seja plantado uma árvore semelhante.

Comentários

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISITADAS

IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DE DEDÉ BATISTA NO MUNICÍPIO DE EQUADOR/RN

CRÔNICA:O CHIAR DE UMA PANELA...-POR THAÍSES DUTRA

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE EQUADOR-Escrito pela professora: Maria Zélia Batista Guedes, escrito em 1978/1979 e publicado em 1981.