HIDROGRAFIA E O AÇUDE PÚBLICO DE MAMÕES

            O município de Equador encontra-se totalmente inserido nos domínios da bacia hidrográfica Piranhas-Açu, sendo banhado pelas sub-bacias dos rios Malhada Grande e dos Quintos. Seus principais tributários são: ao Norte, os riachos Cajueiro, Verde, dos Oitis, da Bolandeira, do Gregório e Boa Vista; ao Sul, os riachos do Galo, do Carneiro e Adernar; ao Leste, o riacho Varginha. Os principais corpos de acumulação são: os açudes Mamão {l.183.000m3/público), Equador (150.000m3/público) e Riacho Verde (100.000m3/comunitário). O padrão de drenagem é do tipo dendrítico e todos os cursos d'água possui regime intermitente. 

            Construído na administração do prefeito Francisco Granjeiro Diniz e do governador José Agripino Maia entre os anos de 1982/1983, o reservatório possui uma capacidade de 1.183.000m3/público. Muita gente confunde o nome do açude e utiliza o termo mamão no singular.

        O nome real do açude é público de MAMÕES, por causa do sítio onde a represa foi construída. No local ainda existe a estrutura que foi construída para receber o governador José Agripino Maia (foto1) no dia da inauguração.

OBS: Algumas informações retiradas do site do IBGE e do Plano municipal de saneamento básico.






Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DE DEDÉ BATISTA NO MUNICÍPIO DE EQUADOR/RN

CRÔNICA:O CHIAR DE UMA PANELA...-POR THAÍSES DUTRA

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE EQUADOR-Escrito pela professora: Maria Zélia Batista Guedes, escrito em 1978/1979 e publicado em 1981.