CURRÍCULO DA PROFESSORA MARIA ZÉLIA BATISTA GUEDES

Maria Zélia Batista Guedes

Nasceu em Equador/RN

Na área acadêmica:

É Geógrafa com mestrado, especialização e graduação na área de Geografia:

· Mestrado em Geografia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal/RN 2005.

· Aperfeiçoamento e Especialização em Geografia na UFRN, Natal/RN.

· Licenciatura Plena em Geografia. UFRN, Natal/RN 1984.

· Geografia Bacharelado. UFRN, Natal/RN 1981.

É autora de trabalhos a respeito de Equador/RN, inclusive tendo escrito o primeiro trabalho sobre o município:

1.   “Aspectos Gerais do Município de Equador/RN” – Desenvolvido durante a Graduação do Bacharelado - 1981.*[1]

2. “O Caulim no Município de Equador/RN” – Monografia da Graduação Bacharelado; UFRN - Natal/RN.

3. “Modificações Econômicas e Produção do Espaço: O caso de Equador/RN” – Monografia da Especialização; UFRN Natal/RN.

4. Vídeo Educativo: “Dedé Batista em Verso e Prosa” – Narra a história de Equador/RN e o importante trabalho desenvolvido por José Batista de Oliveira, entrelaçado aos seus versos. ETFPB - 1996.

5. “O Papel das Aposentadorias e Benefícios da Previdência na Dinâmica Socioeconômica dos Municípios de Equador/RN e Parelhas/RN” – Dissertação de Mestrado; UFRN, Natal/RN 2005.

Atuação Profissional:

Prestou assessoria na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, às Comissões de Desenvolvimento Social, bem como a de Constituição e Justiça;

Professora Concursada pela Secretaria de Educação do Estado do RN, onde lecionou Geografia, em Natal/RN;

Professora da disciplina Geografia, aprovada em Concurso Público pela Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte, tendo assumido em João Pessoa, na Escola Técnica Federal da Paraíba – ETFPB, posteriormente denominada Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba - CEFET/PB e, mais adiante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB.

Dentre outras atividades desenvolvidas no IFPB, destacamos:

. É autora do Primeiro Vídeo Educativo da ETFPB ”Mata do Buraquinho e Ponta do Seixas”: Escola Técnica Federal da Paraíba. João Pessoa/PB 1995.

· Coordenadora da Área de Ciências Humanas - por duas gestões;

· Gerente do Projeto Mulheres Mil Paraíba - Projeto Brasil/Canadá.

 Aí está uma pequena parte de meus trabalhos. Fiz muitas e outras atividades.

Maria Zélia Batista Guedes é filha de José Batista de Oliveira – Sr. Dedé Batista - e Honorina Guedes de Oliveira - Sra. Guedinha.

Neste dia 17/03/2023, data comemorativa à Emancipação Política de Equador/RN, se faz necessário falar da atuação do Vereador José Batista de Oliveira – Sr. Dedé Batista e sua esposa Honorina Guedes de Oliveira – Sra. Guedinha. O casal tem um trabalho de fundamental importância no desenvolvimento histórico-político-cultural do município de Equador/RN. De tal modo é imprescindível e necessário comentar a importância do trabalho de cada um deles.

Honorina Guedes – Sra. Guedinha foi uma mulher que sempre estive à frente do seu tempo, e sua dedicação e empenho a este município muito acrescentou social e culturalmente a nossa cidade. Em 1940, chegou à Vila que hoje conhecemos como Equador. Ainda muito jovem, já lecionava em sua própria residência, sendo uma das professoras pioneiras do município de Equador.

Em 1943 a Diocese de Caicó/RN criou a Escola Isolada da Casa do Pobre. A Professora Honorina Guedes, foi convidada para lecionar, tornando-se a Primeira Professora da Escola Isolada da Casa do Pobre. Entretanto, não havia local para essa Escola funcionar e, por este motivo, os seus pais, José Guedes Filho e Izabel Bezerra da Cunha, cederam, solidariamente, a sala de sua casa para o funcionamento da Escola, onde funcionou por longos 18 anos. Sendo assim a Cofundadora desta Escola, que tanto auxiliou no desenvolvimento, propiciando conhecimento aos cidadãos desse município.

O Vereador José Batista de Oliveira - Dedé Batista, foi um importante pilar na estruturação do nosso município, tendo atuado em várias frentes como educação, justiça, agricultura, dando também uma grande contribuição à saúde e a religião, além disso, ele é autor de diversos  projetos estruturantes aprovados e sancionados, dentre os quais se destacam a criação da bandeira, símbolo municipal de nossa terra e o Projeto de Emancipação Política do município de Equador/RN. É importante destacar, que a maioria das atividades por ele exercidas foram realizadas voluntariamente, engrandecendo ainda mais o valor do seu trabalho e suas contribuições.

Diante de tais fatos, é inegável que o casal Honorina Guedes de Oliveira e José Batista de Oliveira, cooperou fundamentalmente para o enriquecimento sócio-político-cultural do município de Equador. Seus feitos foram vistos e reconhecidos por todos que tiveram a oportunidade de com eles se relacionarem. São, portanto, merecedores de homenagens por suas notórias contribuições.



[1]  Trabalho desenvolvido a partir do Conhecimento de José Batista de Oliveira Sr. Dedé Batista.

Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DE DEDÉ BATISTA NO MUNICÍPIO DE EQUADOR/RN

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE EQUADOR-Escrito pela professora: Maria Zélia Batista Guedes, escrito em 1978/1979 e publicado em 1981.

CRÔNICA:O CHIAR DE UMA PANELA...-POR THAÍSES DUTRA