Relevo do Município de Equador-RN


     Em Geografia, o significado de relevo se refere ao conjunto de formas que sobressaem na crosta terrestre, concebidas sob ação de forças internas e externas denominadas agentes de relevo.
     As altitudes do município de Equador variam entre 297 a 806 metros de altitude (INPE, 2011). O trabalho dos agentes climáticos sobre as rochas da região ao longo do tempo geológico, reservam um relevo com três principais unidades de relevo: Serras Ocidentais do Planalto da Borborema, Pediplano Central do Planalto da Borborema e Depressão Sertaneja Setentrional (IBGE, 2006a).
   As Serras Ocidentais do Planalto da Borborema encontram-se no domínio morfoestrutural dos Cinturões Móveis Neoproterozóicos e região geomorfológica do Planalto da Borborema. No município de Equador, apresenta tanto um modelado de dissecação homogênea nas formas de topo convexo e topo aguçado, e também um modelado de dissecação estrutural com forma de topo aguçado, todas com drenagem baixa a muito baixa com incisões até 50 metros e máximo de 100 metros (IBGE, 2006a).
    No nosso município encontra-se a Serra das queimada com mais de 800 metros e é considerada a segunda mais alta do Estado do Rio Grande do Norte.

Fonte: Plano Municipal de Saneamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário